Jonathan Coulton, o JoCo

on

Uma breve postagem sobre um músico norte-americano chamado Jonathan Coulton.

Quando ingressou na universidade, escolheu o caminho da música e obteve seu diploma de bacharelado em artes. Mas antes de se tornar o que é hoje, foi um Code Monkey*. Coulton trabalhou como programador de computadores durante boa parte de seu caminho, até que lançou seu primeiro álbum.

Suas composições - meio folk, meio rock, predominantemente música - falam sobre assuntos geek/nerd. Mesmo que em sua maioria sejam bem engraçadas não deixam de ser profundas! Letras muito inteligentes, realmente. Além da sua nerdeza, o legal sobre ele é que suas composições estão sob licença CC (Creative Commons), que permite o uso e adaptação sem fins comerciais.

Jonathan ganhou reconhecimento pela internet, ferramenta que soube utilizar como ninguém. Criou um portal - www.jonathancoulton.com - com tudo que precisa-se para alcançar os nerds apreciadores de música.

A partir daí, decidiu seguir carreira musical. Ótima idéia. Seu projeto mais inovador, ao meu ver, foi o "Thing a Week", que tinha como objetivo o lançamento de uma música por semana durante um ano inteiro através de um PodCast. Ele concluiu seu objetivo, e hoje o "Thing a Week" está divido em quatro álbuns.

Reconhecido como JoCo entre os fãs, Coulton compôs a música-tema de Portal, "Still Alive" e é através desta que muitos - como eu - encontram sua arte.

Caso queira ouvi-lo, o fabuloso mundo da interwebs te proporcionará gratuitamente toda sua obra. Porém há como comprar em seu site ou apenas doar uma graninha para não pesar tanto a consciência (como se alguém ficasse com consciência pesada por baixar música na internet, LOL). Para conferir rapidamente, recomendo "Re: Your Brains". YouTube it.

JoCo é jocoso. The cake is alive!


*Code Monkey signifca algo que descobrirás caso te tornes fã deste indivíduo.

2 comentários:

Daniel disse...

Legal Mussa, botei essa do Your Brains no YouTube, veio um vídeo com a música e uns zumbis dançando no fundo LOL. Mas a música é muito boa, recomenda mais alguma?

Vítor Mussa disse...

Recomendo Code Monkey, Mandelbrot Set, Chiron Beta Prime, The Future Soon, qualquer uma dessas e outras, incontáveis. xD

Postar um comentário